08 de Março - Dia Internacional da Mulher


Negras, brancas ou amarelas, católicas, judias ou muçulmanas. Jovens ou idosas. Não importa. O 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, simboliza o universo feminino no mundo. Não podemos negar que as conquistas femininas avançaram muito nos últimos anos. As mulheres ao longo do século XX marcaram, de maneira definitiva, os seus rumos.
Diversos fatores contribuíram para essa realidade. As mudanças nas taxas de fecundidade, nos níveis educacionais e da sua participação no mercado de trabalho sintetizam o novo papel da mulher na sociedade. Depois veio a pílula, o movimento feminista, a educação sem limites para os filhos, a produção independente, hormônios. O processo de inserção feminino no mercado de trabalho também foi intenso e nada igualitário.
O ciclo de lutas, numa era de grandes transformações sociais, até as primeiras décadas do século XX, tornou o Dia Internacional das Mulheres o símbolo da participação ativa das mulheres para transformarem a sua vida e transformarem a sociedade  . No Brasil, até 1879, as mulheres não frequentavam cursos de nível superior e, só poderiam ter educação fundamental. Mesmo assim, as mulheres tinham o acesso dificultado.
Substancialmente, o panorama atual é bastante diferente daquelas décadas atrás. Com o novo papel da mulher da sociedade, muda também a estrutura familiar. Hoje, as mulheres aumentaram sua participação no mercado de trabalho, acumularam mais estudos, não dependem financeiramente do marido e adiam casamento e filhos. 
Não há a menor dúvida de que o século que acabou foi o de maior avanço das mulheres em toda a História da humanidade.  Elas estão conquistando espaço no mundo inteiro, em praticamente todas as atividades. Todo esse avanço dá a impressão de que o futuro é cor-de-rosa. Porém, o preconceito e violência ainda persistem e elas recebem uma remuneração em média cerca de 30% menor do que os homens.
Além de serem responsáveis pela maternidade, e pela ordem da casa, atualmente no Brasil, a maioria das famílias são chefiadas por mulheres, que lutam diariamente, dentro e fora de casa.